top of page

Quais são os vidros ideais para envidraçamento estrutural?


Os projetos de envidraçamento estrutural são criados para se tornarem obras personalizadas e com uma estética altamente sofisticada. Além disso, eles utilizam o vidro como parte integrante da estrutura e não somente como o fechamento de uma janela. Por isso, o cuidado na escolha do tipo de vidro a ser utilizado é fundamental.

Apesar de não existir uma obrigatoriedade do tipo de vidro, a maioria dos projetos utiliza o material na versão temperada, já que ele tem uma resistência mecânica cinco vezes maior que um vidro comum. Mas na grande maioria das aplicações opta também por um vidro temperado e laminado.

Vidros temperados e laminados, além de oferecerem mais resistência, garantem também mais segurança. O que determina exatamente qual o vidro certo para cada projeto é o entendimento do profissional especialista em envidraçamento estrutural quanto às necessidades da obra e as normas exigidas pelos órgãos regulatórios.

Entenda abaixo as diferenças entre vidro temperado e vidro laminado, e conheça os três produtos mais aplicados nas construções indicados pela Vidrosistemas para envidraçamento estrutural.

Vidro temperado

Este vidro é produzido a partir de um tratamento térmico. O processo é essencial para que o material tenha a rigidez necessária. Ele é um vidro muito resistente, porém, pouco flexível. Mas pode suportar grandes variações de temperaturas. Outra característica desse vidro é que este material é considerado um vidro de segurança, sendo muito utilizado em outras aplicações além do estrutural, como janelas, portas, boxes de banheiro, divisórias, entre outros.

Vidro laminado

O vidro laminado também é considerado um vidro de segurança, porém, seu processo de fabricação é diferente e ele tem outras características que o destacam. Sua produção ocorre a partir da união de duas ou mais placas de vidro, que podem ser temperado ou comum. Essa união é intercalada por camadas de películas de PVB. Assim, em caso de quebra, o vidro não se estilhaça, mantendo os pedaços colados na película, sem risco de acidentes graves. Esse tipo de material também traz como característica, a proteção dos raios UV, bloqueando a passagem desses raios em quase 100%.

Quando essas duas versões - temperado e laminado - são aplicadas em conjunto, é garantido um vidro mais forte, resistente e muito mais seguro.

Produtos mais aplicados em construções

Os produtos abaixo podem ser aplicados tanto nas versões temperado quanto laminado.

Extra Clear: esse produto é mais transparente que o vidro comum, ganhando destaque em aplicações que exigem melhor visualização do ambiente e em itens de decoração que pedem um vidro mais clean.

Proteção solar: os vidros de proteção solar reduzem a entrada de calor e impedem a entrada dos raios UV nos ambientes. Existem inúmeras opções desse tipo de produto para atender as mais variadas demandas funcionais e estéticas.

Incolor: o vidro incolor é o mais conhecido no mercado. Neutro, ele é indicado para projetos que tenham a transparência como objetivo. Na versão laminada, ele se torna um produto de segurança contra arrombamentos, por evitar o devassamento do vão.

Vale ressaltar que cada projeto é único, e a consultoria de um especialista em vidro estrutural deve ser respeitada com rigorosidade.


Mais vistos
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Noticias Recentes
Arquivo
Procura por tags
Nenhum tag.
Junte-se a nós
  • LinkedIn
  • Facebook
bottom of page