Vidrosistemas é destaque na revista Tecnologia & Vidro

A Vidrosistemas foi destaque em matéria de capa da revista Tecnologia & Vidro. Confira a matéria na íntegra.


Faria Lima ganha pórtico em forma de cubo

Pórtico em forma de cubo é revestido com vidro com impressão digital protegida pela laminação

Faria Lima Corporate é um empreendimento comercial erguido pela Zabo Construtora em um ponto nobre da avenida Faria Lima, em São Paulo. Para destacar o empreendimento no cenário paulistano a equipe do arquiteto Itamar Berezin idealizou um pórtico em forma de cubo, que foi instalado na frente do empreendimento com participação da Vidrosistemas na fabricação dos vidros e na montagem.

O pórtico possui formato de cubo com cores predominantemente vermelhas e foi acompanhado de um trabalho paisagístico para criar um ambiente moderno e, ao mesmo tempo, confortável.

Segundo o engenheiro da construtora Zabo, Adriano Bezuti, inicialmente foi pensado em uma cobertura de vidros para o pórtico, mas depois optou-se por deixar a cargo dos condôminos do Faria Lima Corporate essa decisão.



A estrutura do pórtico é de alumínio, revestido por vidros que a Vidrosistemas denominou HD. Eles são laminados e possuem impressão digital com alta definição (high definition)que ficam protegidos pela laminação. A impressão reproduz pequenos pontos.

A primeira dificuldade enfrentada na produção das peças de vidro foi a modelagem das peças, pois elas formam um prisma. “Foi uma operação logística bem complicada na ordem de fabricação dos vidros”, conta Ângelo Arruda, diretor da Vidrosistemas.

Na etapa do revestimento o grande desafio enfrentado foi compor os quadros de forma que os pequenos pontos do desenho dos vidros ficassem alinhados sem prejudicar a geometria do pórtico, pois cada peça possuía uma orientação específica.

Para fixar os vidros na estrutura de alumínio foram utilizadas chapas coladas com silicone estrutural. ”A modulação das peças foi difícil, mas foi resolvida pela equipe da Vidrosistemas”, lembra Adriano, destacando que toda a equipe que trabalhou no projeto enfrentou os percalços normais de uma obra com projeto complexo, “mas todos eles foram superados com profissionalismo”, ressalta o engenheiro.

Complexidade no revestimento com vidros se deu pela geometria da estrutura e alinhamento da estampa.


Revista Tecnologia & Vidro - Edição 216


Mais vistos
Posts em breve
Fique ligado...
Noticias Recentes