Como saber se o projeto é viável



É cada vez mais comum que arquitetos vislumbrem envidraçamentos inovadores e apostem na maior transparência possível em fachadas, buscando peças de grandes dimensões e inspirações em obras executadas no exterior para inserir esses conceitos em projetos do dia a dia.

Mas para que a execução do projeto seja possível, é fundamental analisar sua viabilidade seguindo alguns aspectos como segurança, execução técnica e orçamento.

Segurança

Durante o processo de dimensionamento e elaboração do design da obra, é importante analisar se a forma construtiva dos painéis de vidro vai garantir a segurança do conjunto. Peças maiores garantem uma estabilidade maior nas suas junções. Por outro lado, peças pequenas e mais leves são obrigadas a serem unidas por ferragens metálica que, por sua vez, podem gerar problemas construtivos.

Ou seja, não existe uma receita certa. O importante é sempre colocar na balança os prós e contras de cada dimensão de peças para que a sua forma construtiva seja a mais segura possível.

Vale ressaltar que qualquer vidro pode se quebrar em caso de acidente ou qualquer outra situação. Nunca se deve descartar essa possibilidade e, por isso, deve-se garantir que o conjunto continue estável se eventualmente não puder contar com uma das peças.

Execução técnica

É muito importante pensar no processo de execução da obra como um todo, desde a fabricação das peças, transporte e instalação final. Por isso a necessidade de se planejar a melhor execução técnica possível.

A indústria fabricante de vidro deve ser capacitada para lidar com peças de grandes dimensões, assim como pensar no carregamento e descarregamento do material na obra. O fornecedor deve trabalhar com equipamentos de elevação apropriados para as peças grandes ou pesadas. Assim como os elementos metálicos (ferragens da fachada) devem ser compatibilizados com o peso e cargas de vento que a fachada deve suportar.

Outro ponto que deve ser considerado é que todo e qualquer envidraçamento estrutural deve ter as juntas dos vidros seladas com silicone estrutural, não sendo aceito apenas silicone de vedação. Um vidro laminado temperado de grandes dimensões fixado por ferragens spider pontuais, por exemplo, em caso de quebra das duas lâminas, se o vidro não estiver fixado com silicone estrutural nos quatro lados, todo o peso do vidro quebrado vai fazer com que o intercalário se rasgue nas ferragens, provocando a queda de todo o painel.

Por isso é recomendada a utilização de silicone estrutural, que tem a função de manter o painel estável e colado nas peças adjacentes, evitando a queda do mesmo.

Orçamento

Este é um ponto que também deve ser levado em consideração. O recomendado é que arquitetos e engenheiros sempre pesquisem com antecedência os custos de grandes envidraçamentos, pois vidros jumbo - aqueles em grandes dimensões - geralmente tem um custo de fabricação mais elevado, assim como o custo de sua instalação, pois utiliza equipamentos específicos para manuseio e transporte. Portanto, é muito importante verificar as estimativas antes de especificar o projeto e garantir a viabilidade econômica de sua obra.

A Vidrossitemas conta com uma equipe de profissionais qualificados e prontos para avaliar todos os aspectos citados acima e, em conjunto com os escritórios de arquitetura e construtoras, propor soluções para a realização dos seus sonhos.


Mais vistos
Posts em breve
Fique ligado...
Noticias Recentes