4 erros mais comuns no envidraçamento de piscinas



Piscinas de vidros têm se destacado cada vez mais, seja em prédios residenciais ou casas, por aliar transparência a uma estética moderna, dando um toque diferenciado ao projeto e valorizando o imóvel.

Mas existem alguns cuidados necessários para que a obra seja executada com segurança. O fato das piscinas poderem ser construídas em diferentes tamanhos e formatos as tornam ainda mais atraentes, mas também mais desafiadoras.

Projetos como este exigem processos e etapas bastante detalhistas, além da extrema importância de se contratar uma empresa especializada que saberá dimensionar e especificar os vidros e sistemas corretamente.

Se o seu desejo é ter um projeto como este, confira abaixo algumas dicas da Vidrosistemas.

Os 4 erros mais comuns no envidraçamento de piscinas

1- Delaminação do vidro

Delaminação é o processo de descolamento das lâminas de vidro geralmente causado pelo excesso de umidade e contato da borda do vidro com a água. Ela pode ocorrer por dois fatores principais:


  • Qualidade de laminação do produto: é essencial que o produto, assim como a laminação, seja de qualidade. Este processo deve considerar inclusive o processamento do vidro, que deve ser feito com intercalários adequados. Os intercalários mais recomendados para o envidraçamento de piscinas são o PVB, o EVA ou SentryGlass.

  • Infiltração de água nas bordas do vidro: as bordas do vidro não podem ter contato direto com a água por tempo prolongado. Por isso é muito importante que a vedação do vidro seja perfeita. Um pequeno vazamento é capaz de delaminar o vidro e causar grandes estragos à obra.


Empresas especializadas em envidraçamento de piscinas fazem a instalação com a garantia de qualidade e segurança. Este processo é minucioso, já que depois da laminação, fica impossível saber se o desgaste do produto foi por motivo de fabricação ou infiltração. Para isso, sugere-se que a empresa que faça a instalação seja a mesma que fabrique o produto, oferecendo uma garantia única.

2- Quebra do vidro

Para evitar quebra do vidro, o produto mais recomendado para aplicação em visor de piscina são os vidros temperados laminados, pois sua resistência mecânica permite uma espessura de vidro mais leve. Algumas empresas fazem o visor de piscina com o vidro laminado composto de vidros comuns, porém esta composição pode deixar o material tão pesado que apenas isso já é o suficiente para fazer as lâminas trincarem.

Por isso é recomendado que o vidro para envidraçamento de piscina seja composto de vidro temperado laminado entre si.

Vale ressaltar que para o cálculo da espessura, deve-se sempre levar em consideração que, em caso de um acidente e uma das lâminas de vidro se quebrar, as outras lâminas que sobraram suportem a pressão da água da piscina.

3- Cálculos de deformação do vidro

Outro erro muito comum no dimensionamento do vidro da piscina é o cálculo da flexão do vidro, que é o quanto o vidro vai se deformar com a pressão da água. É muito comum obras de envidraçamento da piscina em que a pressão de água faz o vidro fletir (embarrigar) e o cliente achar que o vidro vai se quebrar a qualquer momento.

Muitas vezes o vidro está seguro, porém o cliente não aceita essa deformação visual muito grande. Por isso é recomendado entrar em um acordo com o cliente sobre qual a deformação tolerável, já que não há uma regra específica para isso. Geralmente, é considerado aceitável uma deformação de 1 milímetro a cada 600 milímetros para largura do vão.

4- Contratar empresas que não sejam especializadas

Muitas vezes, deixa-se de contratar uma empresa especializada com o objetivo de economizar em um projeto ou por falta de conhecimento sobre os desafios e especificidades de cada obra. E este é um erro que pode sair bem mais caro no fim.

Para projetos de construção de alto padrão de residências e/ou comerciais, como o caso de piscinas de vidro por exemplo, é de extrema importância que a empresa que irá executar o envidraçamento tenha experiência nesse tipo de aplicação, sendo ela responsável pela garantia total do processo de construção e envidraçamento.

Quer uma piscina segura e moderna? A Vidrosistemas é especializada em envidraçamento de piscinas.


Saiba mais sobre sistemas de envidraçamento de piscinas


Leia também: Qual o tipo de vidro ideal para piscinas?

Mais vistos
Posts em breve
Fique ligado...
Noticias Recentes