Praia da Grama é um condomínio de luxo, exclusivo e localizado em Itupeva, São Paulo. Considerado o único condomínio do mundo com praia, golfe e uma hípica, o empreendimento é destaque ao trazer para o Brasil a experiência de ter uma praia dentro de uma fazenda, além da primeira piscina de ondas com vidro no país

 

A piscina de ondas da Praia da Grama foi construída pela Libercom e utiliza a melhor tecnologia de ondas do mundo para a prática de surf, implantada pela empresa espanhola Wavegarden, líder mundial neste segmento. O projeto arquitetônico é do arquiteto Gui Mattos e o paisagismo de Benedito Abbud. 

Piscina de ondas 
em Itupeva/SP

Conheça a primeira piscina de ondas com vidro do Brasil, assinada pelo arquiteto Gui Mattos e que traz a experiência de praia e surf para dentro de um condomínio residencial. 

Produto: Vidro Temperado Laminado Incolor

Saiba Mais

Vidrosistemas foi essencial para o sucesso da concepção da piscina de ondas, que utiliza vidros como parte de sua estrutura. O desafio imposto pelo cliente final - o condomínio - era que a piscina tivesse um muro transparente para um efeito arquitetônico ainda mais marcante, funcionando como uma divisória entre a área de ondas mais fortes e a de ondas mais suaves.  

Como responsável pela engenharia estrutural do vidro na obra, a Vidrosistemas identificou as necessidades do projeto, desenvolvendo um sistema específico de instalação, fixação e vedação apropriados para a obra.  

 

O sistema utilizado foi pensado para sustentar o impacto da água sobre o vidro. A piscina cria ondas intercaladas do lado direito e esquerdo, fazendo com que fosse necessário um reforço para a fixação dos painéis de vidro. 

 

Para este projeto, foi usado o vidro temperado laminado incolor, com película SentryGlas (cinco vezes mais forte e 100 vezes mais duro do que os materiais convencionais). Para o sistema de fixação, foi usado aço inox. O vidro foi escolhido por ter boa resistência ao esforço mecânico e transparência, elevando o projeto a outro nível. 

 

Outro desafio da Vidrosistemas foi a vedação, pois a borda do vidro não pode ter contato direto com a água. Para a solução deste problema, foi feito todo um trabalho de proteção de borda. 

Qual o tipo de vidro ideal para piscinas?

Especificações técnicas:

Obra: Piscina de Ondas

Local: Praia da Grama, Itupeva (SP)

Produto: 80 metros lineares de painéis de 1,40 metros de altura de vidro temperado laminado incolor, com película SentryGlas 30mm, e sistema de fixação em aço inox. Os vidros foram fixados somente pela base.

Construção: Libercom

Projeto Arquitetônico: Gui Mattos

Paisagismo: Benedito Abbud

Dados da piscina:

Ondas de 0,5 a 2 metros de altura.

30 tipos de ondas, atendendo desde iniciantes à surfistas mais experientes.

Uma onda a cada 8 segundos, com até 16 segundos de surf.