A obra Teoemp, em São Paulo, surpreende por sua fachada envidraçada e curva. Projetado por Aflalo & Gasperini, foi construído por uma parceria entre a Engeform e a Bratke Collet e utiliza soluções em vidro também em áreas internas. Vale destacar o uso do vidro profilit em U, produto que permite certa opacidade sem bloquear a luz, garantindo a privacidade do local.
Outro destaque é o uso do sistema spyder no café, que funciona como uma caixa envidraçada de luz. Considerado um desafio construtivo devido à necessidade de execução de uma grande “caixa” de vidro com alumínio sem interferir na iluminação do projeto, o local contou com um estudo detalhado de angulação, espessura, tipos de vidros e caixilhos que permitiriam o uso do vidro de forma estrutural.
Edifício Teoemp
Projetado por Aflalo & Gasperini, edifício foi construído por uma parceria entre a Engeform e a Bratke Collet e utiliza soluções em vidro também em áreas internas.
Produto: Vidro Profilit
Saiba Mais
Já o guarda-corpo merece destaque por ter sido uma solução diferenciada para um tipo de aplicação conhecida como convencional. Neste caso, o projeto indicava a necessidade de embutir o vidro no piso, sem o uso de pilares, o que foi executado pela Vidrosistemas com um vidro temperado e laminado para garantir a segurança.
O maior desafio do projeto foi fechar um vão de 6 metros de altura com uma peça única do vidro profilit. Esse vidro é fabricável nesse tamanho, mas usualmente não é aplicável, pois não tem resistência estrutural suficiente.
Para isso, a Vidrosistemas criou algumas colunas e bandejas de vidro internamente do vão dividindo o espaço para a aplicação de peças menores, porém, mais resistentes. Ou seja, o vão de 20m x 6m foi transformado, estruturalmente, em dois vãos de 3m x 1,5m.
Saiba mais sobre vidros profilit
Especificações técnicas:
Obra: Edifício Teoemp
Local: São Paulo (SP)
Produto: vidro profilit
Projeto arquitetônico: Aflalo & Gasperini
Construção: Engeform e Bratke Collet